Como utilizar as soft skills para melhorar o perfil comportamental?

terça-feira, 24 de maio de 2022

Como utilizar as soft skills para melhorar o perfil comportamental?

A análise das soft skills é indispensável para todos os candidatos, e deve ser feita por meio de entrevistas, testes comportamentais e/ou dinâmicas em grupo. Elas demonstram a conduta do colaborador tanto no ambiente de trabalho, como na sua vida particular. 

A sua importância se deve ao fato de que elas influenciam diretamente nas relações interpessoais entre os colaboradores de uma empresa. Além disso, permitem que se haja uma maior assertividade no âmbito da contratação, já que facilita saber qual perfil é o mais adequado para um determinado cargo empresarial. 

O que são as soft skills?

Primeiramente, é muito importante não confundir Soft Skills com Hard Skills. Geralmente, quando se pensa em Soft Skills imaginamos aquelas habilidades adquiridas e/ou aperfeiçoadas com treinamentos, ou seja, são habilidades técnicas. Porém, na verdade, essas são as Hard Skills.

As Soft Skills são habilidades comportamentais. São elas que nos ajudam a compreender a trajetória de sucesso (pessoal e profissional) e as ações de determinado (a) colaborador (a). 

Nivelar e analisar as Soft Skills não é uma tarefa fácil, porém, candidatos que possuem as sua Soft Skills mais desenvolvidas tendem a ter uma inteligência emocional mais desenvolvida, podendo chegar a ser mais adequado a determinado cargo do que uma pessoa com alta capacitação acadêmica, por exemplo. 

Com a maturidade emocional, geralmente esses profissionais acabam chegando a cargos de liderança com mais facilidade, pois lidam melhor com situações de pressão e com outros colaboradores. 

Qual a sua relação com o perfil comportamental? 

As Soft Skills refletem o comportamento em si, portanto estão totalmente relacionadas ao perfil comportamental, já que elas são a manifestação real do perfil comportamental da pessoa.  

Quando bem trabalhadas, elas podem ajudar a aperfeiçoar habilidades estratégicas e a melhorar pontos de debilidade no comportamento analisado, permitindo que o (a) colaborador desenvolva as suas habilidades ao nível máximo possível tanto profissionalmente quanto pessoalmente. 

Como desenvolver melhor as Soft Skills?

Como já vimos as Soft Skills são aquelas habilidades relacionadas ao perfil comportamental de uma determinada pessoa. Entretanto, existem algumas dicas que podem aperfeiçoar as Soft Skills, auxiliando na melhoria do comportamento e da trajetória do (a) colaborador (a). Seguem abaixo algumas dessas dicas: 

- Trabalhar a comunicação interpessoal;

- Melhor gerenciamento de tempo;

- Adquirir inteligência emocional;

- Ter empatia e resiliência, principalmente em momentos de estresse e dificuldades;

- Investir no treinamento comportamental; e

- Deixar de lado as crenças limitantes, por exemplo "eu não consigo mudar" / "eu nasci assim". 

As Soft Skills são uma ferramenta importantíssima para uma boa análise do Perfil Comportamental, que por sua vez, é indispensável para uma contratação assertiva. 

A SinergyRH conta com a metodologia DISC, que se baseia na observação de 4 fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.  

Sendo assim, a Sinergy oferece uma análise completa do comportamento de determinada pessoa, fornecendo orientações gerenciais que permitem a tomada de decisões no sentido de desenvolver o desempenho profissional e pessoal das pessoas.

Quer saber mais? Então venha conhecer a metodologia DISC da SinergyRH! 


Por Maria Santos, Assistente de Marketing JR.