Revisão da Própria Vida

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Como está a sua vida agora?

Revisão da Própria Vida

Normalmente titubeio diante de vários temas, procurando algo que seja atual, ao mesmo tempo intrigante e útil para quem irá vê-lo. O mesmo ocorre quando vou escrever um artigo, normalmente um tema mais bem elaborado, cujo objetivo é despertar interesse, propor uma reflexão, apontar um ou mais caminhos, entreter ou até, por que não, incentivar a alguma revisão de algum comportamento ou atitude até então adotada.

Escolhi escrever sobre revisão da própria vida, aproveitando o mundo de mudanças que vivemos, impulsionadas pela tecnologia, pandemia, novos eleitos como prefeitos e vereadores, incertezas sobre o novo normal. Aí está um bom tema!

E começo te convidando a fazer essa pequena viagem sobre você, perguntando:

Como está a sua vida agora?

E sua saúde, bem cuidada? Livrou-se do Coronavírus? Foi infectado e saiu dessa?

Tem feito aquele checkup anual?

Se homem, em novembro, no movimento "novembro azul", fez o exame de próstata?

Se mulher, um pouco antes, cuidou de verificar sua mama?

Em relação à sua vida social, embora impedido pelo confinamento social, manteve, mesmo a distância, suas amizades e contatos? Mensagens via WhatsApp? Instagram? E-mails?

No trabalho, mudanças? Home office agora? Continua trabalhando? Alguma dificuldade com as novidades?

Na parte da grana, soube economizar? Seus investimentos, está cuidando com zelo? Sabe cuidar do seu dinheiro? Tem algum tipo de educação financeira?

Tem se atualizado, mesmo via web? Há muitas disponibilidades de cursos tradicionais, pós-graduação e tantos outros particulares que migraram de presenciais para ensino à distância, com ofertas pela própria estrutura oferecida. Aproveitou seu tempo disponível para se atualizar?

Sua vida espiritual, como está? Tem feito algo a respeito? Meditado? Participado de alguma religião? Feito algo em prol de alguém, alguma causa, alguma entidade assistencial? Destinado um pouco do seu tempo em prol do bem comum?

Nesse cenário de algumas variáveis, muito embora encontre pessoas que estão bem, no geral, isso significa mais bem do que mal nesses aspectos, tenho observado pessoas assustadas e perdidas, desiludidas e infelizes até, talvez diante das incertezas do porvir ou de saírem de suas zonas de conforto.

O convite é uma revisão mesmo, de valores, de conceitos, de paradigmas, de pensamentos, de crenças. A proposta é não ficar na superfície, mas olhar-se com amorosidade e verificar o que não se encaixa, o que está faltando ou o que está sobrando para uma readequação às novas circunstâncias e a nova realidade que se avizinha.

Tenho ouvido falar e tantas projeções sobre como será o novo normal. Há os otimistas e pessimistas, os futurologistas, os sonhadores, os céticos, os crentes, há de tudo um pouco, mas uma coisa é certa: O novo normal será do jeito que você quiser ou da forma que você o idealizar e se esforçar para ter.

Algumas sugestões para te apoiar nessa jornada que te oferece alternativas extraordinárias, iniciando com o prefixo "Re", cujo significado é repetir, voltar a fazer, ter uma nova ótica sob o mesmo ponto de vista.

O convite é para Rever, Resgatar, Redimensionar e Reviver.


Reinaldo Passadori, Professor de Oratória e Escritor, Mentor, fundador e CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação.