Quais as vantagens do Ponto Eletrônico para as empresas?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Descubra como essa ferramenta pode facilitar a atividade empresarial.

Quais as vantagens do Ponto Eletrônico para as empresas?

Atualmente a tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Ela nos proporciona mais agilidade, segurança e comodidade

Dentre as suas várias invenções nos deparamos com o ponto eletrônico, que vem se tornando cada vez mais utilizado pelo RH das empresas. 

O ponto eletrônico pode facilitar a estrutura da sua corporação! 

Sendo totalmente online ele proporciona rapidez, praticidade e maior dinamismo nas ações da sua empresa. 

Permite também que a empresa monitore a entrada e saída de funcionários com maior eficiência e assertividade, evitando erros e poupando o tempo na hora da checagem de funcionários e de frequência. 

Ainda ajuda a controlar a quantidade de faltas e atrasos, deixando a empresa muito mais organizada. 

O sistema de ponto eletrônico se tornou uma opção de destaque principalmente por conta de sua característica antifraude, ou seja, tanto a empresa quanto os colaboradores se sentem seguros em saber que não há possibilidade de alterações dos seus registros. 

Quando se tem alguma necessidade de alteração, seja ela por quaisquer motivos, todas ficam salvas no sistema, sendo visualizado tanto pela empresa como pelo colaborador. 

Mas por que investir no controle de ponto?

Por não ser obrigatório (a não ser para empresas com mais de 10 colaboradores segundo a Consolidação das Leis do Trabalho [CLT] alterada em 2021), muitas empresas podem se fazer essa pergunta. 

Entretanto, além das vantagens já citadas, a empresa tem a segurança e a vantagem de reduzir os erros trabalhistas. Com o controle de horas trabalhadas, horas extras, licenças, etc., a organização sabe com exatidão toda a trajetória trabalhista do colaborador em questão. 

Além de que ter um sistema eletrônico de ponto faz com que a marcação seja descentralizada, tirando a cobrança do RH, que seria o responsável pelos registros. Isso dinamiza o RH da empresa, dando espaço para assuntos mais estratégicos.

Por ser assegurado em forma de lei (especificamente pelas Portarias 373 e 1510), o ponto eletrônico é uma medida totalmente segura, pois ambas portarias legislam detalhadamente sobre o tema, deixando claro todos os direitos e deveres dos colaboradores e das empresas que adotam esse sistema. 

Finalmente, o ponto eletrônico tem como uma de suas características mais importantes, a sua versatilidade, podendo ser registrado de muitas maneiras, a ver: 

  •  Biometria;
  •  Geolocalização;
  •  Reconhecimento Facial do colaborador; 
  •  QR Code.

Sendo assim podemos ver que o Sistema de Ponto Eletrônico traz maior transparência e dinamiza o processo de registro de frequências, faltas, licenças, etc. dos colaboradores de uma empresa. 

Ele também ajuda a diminuir toda a burocracia e eventuais erros que podem ser cometidos no processo de registro sendo super eficaz para as empresas. 

Proporcione aos seus colaboradores uma experiência totalmente personalizada com o ponto eletrônico. 


Abrace a tecnologia e transforme a vida dos seus colaboradores e da sua empresa! 



Por Maria Santos, Assistente de Marketing JR.