Alerta: Assédio moral no trabalho

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Alerta: Assédio moral no trabalho

O assédio moral no trabalho é um assunto sério que precisa ser discutido e enfrentado diariamente pelas empresas. Ele é caracterizado por comportamentos abusivos, agressivos, humilhantes ou constrangedores praticados repetidamente contra uma ou mais pessoas no ambiente de trabalho.

 

Esse tipo de comportamento pode causar sérios danos psicológicos às vítimas, podendo afetar não apenas seu desempenho profissional, mas também sua saúde física e emocional. Além disso, o assédio moral pode levar ao afastamento do trabalho e até afetar a vida pessoal da vítima.

 

Infelizmente, é mais comum do que você imagina. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Trabalhador, realizada pelo Ministério da Saúde, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros já sofreram algum tipo de assédio moral no ambiente de trabalho.

Em resumo, o assédio moral no trabalho é uma realidade que precisa ser enfrentada. A conscientização e o combate devem ser constantes e devem ser adotados por todas as empresas. Devemos lembrar que o respeito e a tolerância devem ser valores fundamentais no ambiente de trabalho para garantir a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores.