O eSocial para Micro e Pequenas Empresas
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
Versão simplificada do eSocial para micro e pequenas empresas
O eSocial vai lançar uma plataforma web voltada para micro e pequenas empresas, visando simplificar os envios dessa obrigação acessória.
O eSocial é uma obrigação fiscal das empresas de todos os portes e segmentos. Por isso, é muito importante que as empresas se atentem às atualizações.
O governo lançará uma versão web do eSocial, desenvolvida para as micro e pequenas empresas.
Sendo assim, essa versão otimizará os envios das informações, deixando os envios nos mesmos moldes dos envios do empregador doméstico e do Microempreendedor Individual, o MEI.
A previsão é que em 2021 o eSocial substitua cada vez mais as obrigações acessórias, centralizando as informações no programa.
Sendo assim, estão prevista ao menos oito substituições para o ano de 2021, sendo as seguintes:
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD);
Folha de pagamento;
Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) ;
Comunicação de Dispensa (CD);
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
Guia de Recolhimento do FGTS (GRF);
Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF).
Obrigação acessória importante e simplificada
Portanto, atente-se às datas de obrigatoriedade do grupo correspondente à sua empresa. O eSocial é uma obrigação acessória importante, ao passo que sofre alterações conforme as necessidades ou influências do mercado, como ocorreu neste ano de 2020.
Por isso, mantenha-se atualizado sobre a simplificação e alterações. Haja vista que os envios devem ser feitos e a empresa precisa estar em dia com o Fisco. Portanto, faça os envios diários, mensais a anuais, bem como se informe sobre as atualizações do governo.