A ARTE DE LIDERAR E MOTIVAR SUA EQUIPE

.

A ARTE DE LIDERAR E MOTIVAR SUA EQUIPE

Você sabe como motivar seus colaboradores a atingirem produtividade, qualidade e alta performance em suas atividades? Como reter os melhores profissionais dentro da empresa? Isso só é possível com líderes que realmente gostam de lidar com pessoas para conseguir atingir os resultados esperados, ou até, superá-los.

Como saber se sou um bom líder para minha equipe?

Um bom líder precisa saber não apenas motivar, mas também envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução de cada colaborador, resolver conflitos, apontar falhas da equipe sem procurar culpados e sim uma solução para que haja melhoria.

É possível extrair o melhor de cada colaborador, mas para isso, é preciso saber se expressar com as palavras e ações. Fala a verdade, liderar é uma arte, não é? É a arte de conduzir pessoas a fazerem exatamente aquilo que é necessário dentro da empresa. Essa habilidade é uma característica a ser desenvolvida, um líder não nasce pronto sabendo exatamente como engajar, motivar sua equipe de primeira, é necessário experiência e essa só se adquire com o tempo e com a busca pela capacitação.

Liderar equipes não é uma tarefa fácil e ninguém consegue ter todas as habilidades necessárias. É ideal a busca das qualidades que foram citadas e saber as características que precisam ser melhoradas. Não se sinta pressionado, caso ainda não possua essas características, entenda que cada um tem o seu tempo e a compreensão disso irá te ajudar a ter empatia com a sua equipe. Porém, isso não quer dizer que você possa esperar que tudo venha até você, é necessário buscar o aprendizado.

Um líder só terá sucesso se souber comportar-se de forma adequada de acordo com as diversas situações que irão aparecer, ou seja, conseguir perceber cada cenário e adaptar o melhor método de liderança diante das circunstâncias.

Conheça seus pontos fortes e fracos!

É ideal que se permita tirar um tempo para analisar os seus pontos fortes e fracos, pois dessa forma você saberá onde pode melhorar e onde pode aperfeiçoar, o que, indiretamente remete a empatia novamente, o que poderá facilitar no momento de decidir de que forma você deverá lidar com os seus subordinados, uma vez que você também é funcionário e necessita evoluir, assim como eles.

Lembrem-se: respeito não se impõe, se conquista!



Comentários

Seja o primeiro a comentar este post.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário. Ir para Login